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Marketing terceirizado: Entenda quando implementar em sua empresa

Muitas empresas optam pela terceirização do departamento de marketing, já que os custos para ter uma equipe interna completa podem ser altos.  Um time de MKT completo é composto por profissionais divididos em níveis estratégico, tático e operacional. Mas na prática, a maioria das empresas tenta reunir em um ou dois profissionais, atividades que seriam para os três níveis. E ainda, exigem dos profissionais conhecimentos de áreas diferentes. Facilmente vemos atividades de publicitários, designers, ilustradores, jornalistas, marketing digital e de estrategistas em uma única vaga.

Descubra alguns motivos para ter o marketing terceirizado entre suas opções.

Um único profissional multitarefa não resolverá seus problemas

Por mais que você encontre uma pessoa que tenha toda essa bagagem, vamos ser realistas: você acredita que este profissional conseguirá desempenhar todas em seu negócio? Por experiência própria, eu respondo: não! Rapidamente esse profissional estará envolvido na cultura da sua empresa, apagando incêndios, diluindo tempo e esforço em dezenas de ações que levarão muito tempo para saírem do papel.  Isso, quando saem!

Com marketing terceirizado você terá acesso há profissionais especializados em diversas áreas e com melhor relação custo/benefício.

Uma equipe de estagiários não deve ser opção para quem deseja estratégia

Em muitas empresas, para reduzir custo, a equipe é formada em boa parte por estagiários.  A princípio não se trata de um problema. Os erros começam ao atribuir funções estratégicas a essas pessoas. Estagiários são profissionais em formação. Não é um erro tê-los, mas é necessário ter também profissionais formados e experientes para conduzi-los e orientá-los.

Vale ressaltar que em muitos momentos é necessário pulso forte para questionar estratégias e promover o alinhamento interno necessário para otimizar os resultados. Nada contra, mas será que um estagiário esta preparado para isto!?

É necessário focar nos resultados desejados e fazer o que precisa ser feito.

Rotatividade traz mais prejuízos que benefícios

Um novo funcionário oxigena seu negócio com novas visões e ações. Por outro lado, na ânsia por deixar a sua marca, esse novo profissional tendem a recomeçar o que já estava pronto ou em andamento. Lembrando que sua empresa ainda terá gastos com treinamentos e com tempo de adaptação.

Com o marketing terceirizado, as eventuais mudanças na equipe não influenciam o plano estratégico de sua empresa. Você poderá se manter concentrado ao plano, entregas e resultados acordados anteriormente. 

Somar conhecimentos e ter foco

Somar expertises é o caminho, mas tenha consciência que aquilo que funciona muito bem para um, pode não ter o mesmo resultado em seu negócio. Para tomar a decisão de onde concentrar seus recursos e quais estratégias devem ser adotadas, é necessário conhecer melhor seu público, seu mercado e entender como promover o diálogo entre as pessoas e sua marca.

Muita calma nessa hora! Valor é construído com tempo, suor e dedicação. Sem milagres.

Nem tudo são flores no Marketing Terceirizado

Empresas de marketing terceirizado não tem o conhecimento específico. A premissa é somar as expertises da empresa com as expertises da equipe interna do cliente. Deixá-los por conta própria, sem acompanhamento, não é um bom negócio.  Algumas empresas de mkt têm pouco comprometimento e proatividade para ir além do acordado. E ainda, há a dificuldade de alinhar as ações com os demais fornecedores, caso você também tenha contrato com uma assessoria de imprensa, por exemplo.

A Imagine oferece o marketing terceirizado?

A resposta para essa pergunta é: Sim e não.

A Imagine desenvolve suas atividades sob o olhar da marca. Sabe aquele sentimento que as pessoas tem em relação à marcas como Nike, Apple e Natura? Seus clientes podem ter o mesmo sentimento em relação a sua marca.  A estratégia que estas empresas utilizam tem um nome. É conhecida como Branding: a construção, fortalecimento e gestão da marca.  Nos últimos anos, nós da Imagine trabalhamos e conseguimos desenvolver uma metodologia para transpor essa estratégia em pequenas e médias empresas.

Voltando à resposta: Sim e Não

A Imagine trabalha ou ou sem equipe de MKT. Com ou sem fornecedores externos. Podemos atuar como o seu marketing, pois no estágio de consolidação da marca há a construção do motor de marketing da marca. E em nossa metodologia, há uma fase de implementação das estratégias de marketing que poderá ser realizada totalmente ou parcialmente.

Porém, se sua empresa conta com 2 ou mais profissionais internos ou parceiros externos, também podemos implementar a metodologia, acompanhando e orientação a execução desses profissionais

Conheça mais sobre a Metodologia BrandPlus da Imagine

Este serviço tem como objetivo provar que é possível fazer um serviço terceirizado com alta qualidade, propriedade e proatividade. Com olhar e interesse de dono.

E agora, o que você deve fazer?

Optar pelo Marketing terceirizado deve ser uma decisão estratégica e não apenas de custos. Encontrar um fornecedor que compartilhe os valores de sua empresa é essencial para que tenham sinergia. Contratando, deve-se fazer um plano estratégico/ação e exigir relatórios para acompanhar a evolução das atividades desenvolvidas.  Consultorias como estas têm mais clientes, ou seja, não atenderão apenas o seu negócio. Portanto, é importante usar suas habilidades com sabedoria, focando em atividades com maior potencial de resultado para seu negócio.

Ainda está com dúvida sobre o futuro do seu marketing e marca?  Temos uma consultoria chamada Brand Discovery.  Um pré-diagnóstico que resulta em um plano customizado com os objetivos e metas globais, estratégias e atividades (de branding, marketing, comercial e design) que deverão ser trabalhadas para construção da sua marca.

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