Muitas empresas optam pela terceirização do departamento de marketing, já que os custos para ter uma equipe interna completa podem ser altos. Um time de MKT completo é composto por profissionais divididos em níveis estratégico, tático e operacional. Mas na prática, a maioria das empresas tenta reunir em um ou dois profissionais, atividades que seriam para os três níveis. E ainda, exigem dos profissionais conhecimentos de áreas diferentes. Facilmente vemos atividades de publicitários, designers, ilustradores, jornalistas, marketing digital e de estrategistas em uma única vaga.
Descubra alguns motivos para ter o marketing terceirizado entre suas opções.
Um único profissional multitarefa não resolverá seus problemas
Por mais que você encontre uma pessoa que tenha toda essa bagagem, vamos ser realistas: você acredita que este profissional conseguirá desempenhar todas em seu negócio? Por experiência própria, eu respondo: não! Rapidamente esse profissional estará envolvido na cultura da sua empresa, apagando incêndios, diluindo tempo e esforço em dezenas de ações que levarão muito tempo para saírem do papel. Isso, quando saem!
Com marketing terceirizado você terá acesso há profissionais especializados em diversas áreas e com melhor relação custo/benefício.
Uma equipe de estagiários não deve ser opção para quem deseja estratégia
Em muitas empresas, para reduzir custo, a equipe é formada em boa parte por estagiários. A princípio não se trata de um problema. Os erros começam ao atribuir funções estratégicas a essas pessoas. Estagiários são profissionais em formação. Não é um erro tê-los, mas é necessário ter também profissionais formados e experientes para conduzi-los e orientá-los.
Vale ressaltar que em muitos momentos é necessário pulso forte para questionar estratégias e promover o alinhamento interno necessário para otimizar os resultados. Nada contra, mas será que um estagiário esta preparado para isto!?
É necessário focar nos resultados desejados e fazer o que precisa ser feito.
Rotatividade traz mais prejuízos que benefícios
Um novo funcionário oxigena seu negócio com novas visões e ações. Por outro lado, na ânsia por deixar a sua marca, esse novo profissional tendem a recomeçar o que já estava pronto ou em andamento. Lembrando que sua empresa ainda terá gastos com treinamentos e com tempo de adaptação.
Com o marketing terceirizado, as eventuais mudanças na equipe não influenciam o plano estratégico de sua empresa. Você poderá se manter concentrado ao plano, entregas e resultados acordados anteriormente.
Somar conhecimentos e ter foco
Somar expertises é o caminho, mas tenha consciência que aquilo que funciona muito bem para um, pode não ter o mesmo resultado em seu negócio. Para tomar a decisão de onde concentrar seus recursos e quais estratégias devem ser adotadas, é necessário conhecer melhor seu público, seu mercado e entender como promover o diálogo entre as pessoas e sua marca.
Muita calma nessa hora! Valor é construído com tempo, suor e dedicação. Sem milagres.
Nem tudo são flores no Marketing Terceirizado
Empresas de marketing terceirizado não tem o conhecimento específico. A premissa é somar as expertises da empresa com as expertises da equipe interna do cliente. Deixá-los por conta própria, sem acompanhamento, não é um bom negócio. Algumas empresas de mkt têm pouco comprometimento e proatividade para ir além do acordado. E ainda, há a dificuldade de alinhar as ações com os demais fornecedores, caso você também tenha contrato com uma assessoria de imprensa, por exemplo.
A Imagine oferece o marketing terceirizado?
A resposta para essa pergunta é: Sim e não.
A Imagine desenvolve suas atividades sob o olhar da marca. Sabe aquele sentimento que as pessoas tem em relação à marcas como Nike, Apple e Natura? Seus clientes podem ter o mesmo sentimento em relação a sua marca. A estratégia que estas empresas utilizam tem um nome. É conhecida como Branding: a construção, fortalecimento e gestão da marca. Nos últimos anos, nós da Imagine trabalhamos e conseguimos desenvolver uma metodologia para transpor essa estratégia em pequenas e médias empresas.
Voltando à resposta: Sim e Não
A Imagine trabalha ou ou sem equipe de MKT. Com ou sem fornecedores externos. Podemos atuar como o seu marketing, pois no estágio de consolidação da marca há a construção do motor de marketing da marca. E em nossa metodologia, há uma fase de implementação das estratégias de marketing que poderá ser realizada totalmente ou parcialmente.
Porém, se sua empresa conta com 2 ou mais profissionais internos ou parceiros externos, também podemos implementar a metodologia, acompanhando e orientação a execução desses profissionais
Conheça mais sobre a Metodologia BrandPlus da Imagine
Este serviço tem como objetivo provar que é possível fazer um serviço terceirizado com alta qualidade, propriedade e proatividade. Com olhar e interesse de dono.
E agora, o que você deve fazer?
Optar pelo Marketing terceirizado deve ser uma decisão estratégica e não apenas de custos. Encontrar um fornecedor que compartilhe os valores de sua empresa é essencial para que tenham sinergia. Contratando, deve-se fazer um plano estratégico/ação e exigir relatórios para acompanhar a evolução das atividades desenvolvidas. Consultorias como estas têm mais clientes, ou seja, não atenderão apenas o seu negócio. Portanto, é importante usar suas habilidades com sabedoria, focando em atividades com maior potencial de resultado para seu negócio.
Ainda está com dúvida sobre o futuro do seu marketing e marca? Temos uma consultoria chamada Brand Discovery. Um pré-diagnóstico que resulta em um plano customizado com os objetivos e metas globais, estratégias e atividades (de branding, marketing, comercial e design) que deverão ser trabalhadas para construção da sua marca.